top of page
  • Foto do escritorNilton Matielli

Passos Simples Para Conseguir NOVOS Visitantes do Google

Fonte: Neil Pattel


Quer usar uma estratégia simples e direta de como conseguir novos seguidores através do google? É só ver estas 3 dicas abaixo e se dedicar, pois, como você, outras também, farão e quem se dedicar mais conseguira resultados melhores.

Já adiantamos... Não é difícil, é trabalhoso e leva tempo, mas o resultado acontece. E seus conteúdos do blog farão isso de forma simples.

Outra coisa, e deve ser seguido à risca: Faça isso durante 3 meses.

Talvez você não chegue a 10.000 visitantes do Google em 3 meses, mas a quantidade de visitantes em seu site deverá crescer de maneira constante e sólida.

1º passo: Encontrar as palavras-chave certas


Se você selecionar as palavras-chave erradas, vai ter pouco ou nenhum tráfego, e o pior, poucas ou nenhuma venda, desta forma, antes de falarmos sobre mais tráfego de busca, vamos encontrar as palavras-chave corretas para você.


Existem ferramentas disponíveis de forma gratuita que podem ajudar bastante. A que temos usado ultimamente é o Ubersuggest (uma ferramenta criada por Neil Pattel, um indiano considerado a maior referência em SEO no mundo).


Para usá-la, digite UBBERSUGGEST no google e clique no endereço que aparecerá (veja abaixo).


Ao entrar na ferramenta, insira no campo correspondente o nome de domínio do maior concorrente que você tiver no seu segmento de mercado.


Se você não vir uma lista de milhares de palavras-chave, isso significa que o concorrente que você inseriu não era grande o suficiente ou não trabalha de maneira correta.


E se você não sabe quem é um concorrente grande, é só fazer uma pesquisa no Google com qualquer termo principal relacionado ao seu segmento de atuação. Os sites no topo dos resultados são os seus grandes concorrentes.


Após conseguir um volume grande de palavras, examine a lista de palavras-chave e procure todas aquelas que forem relacionadas ao seu negócio e com uma SEO Difficulty (SD que aparece na lista) de 40 ou menos. Quanto mais alto o número, mais difícil é posicionar a palavra-chave. Quanto mais baixo o número, mais fácil é posicioná-la.


Pois bem, além de buscar palavras de SD 40 ou menos, procure pelas palavras-chave com um volume de 500 ou mais (volume de buscas é o número de pessoas que pesquisam a palavra-chave mensalmente, e quanto maior for o número, mais potenciais visitantes aquele termo vai direcionar quando você trabalhá-lo).


O próximo passo é clicar em “Páginas Principais” na navegação.


Abrirá um relatório como este abaixo


Esse relatório mostra as páginas mais visitadas no site do seu concorrente.


Feito isso, vá até a coluna Est. Visitas, e clique em “ver todas” para os primeiros resultados. Este relatório mostra todas as palavras-chave que direcionam tráfego para aquela página e aqui começamos a ter contato com a estratégia em si, pois com esta informação nas mão, você tem a combinação de páginas mais acessadas e palavras que levam até essa pagina, ou seja, já tem uma lista de palavras potencialmente uteis para você, ok).


Uma dica dentro das dicas: Faça um cálculo conosco... Supondo que apareçam diversas palavras com um volume de buscas de 200 por mês... Umas 100... e você ignore usá-las pelo baixo volume de buscas por mês. Pense que são 200 pessoas X 100 palavras ou seja, potencialmente 20.000 visitas novas em seu site todo mês, ou algo em torno de 240.000 por ano =P.


Muda bastante não é? Mas sabemos que é impossível mobilizar 100% das visitas para o seu site, porém, você pode conseguir uma fração disso. Imagine que consiga 10% disso, seria uma ótima adição.


Sua meta deve ser uma lista com no mínimo 100 palavras-chave muito similares. Você deve fazer isso ao menos cinco vezes... para todas as palavras que elaborar, veja um exemplo abaixo.


  • Ração para cães

  • Ração para gatos

  • Cama para cães

  • Como limpar seu gato

  • O que pássaros comem


Para facilitar a sua vida, na ferramenta UBERSUGGEST tem uma tecla “Ideias de Palavras-Chave” a fim de garantir que para cada palavra-chave principal, você tenha 100 outras como acompanhamento.

2º passo: Escrever conteúdo o post


Nesse ponto, você já deve ter uma lista de palavras-chave.


Se sua lista não tiver no mínimo 100 palavras-chave em cada grupo, volte ao 1º passo e persista.


Não é tão difícil conseguir 100 palavras-chave similares para incluir em um artigo. Só é preciso tempo para pesquisar continuamente e encontrá-las.


Como regra geral, é possível encontrar 100 palavras-chave em menos de 8 minutos. Pode ser mais demorado para você no início, mas quando se acostumar será fácil.


Com suas palavras-chave encontradas, é só desenvolver o conteúdo do seu artigo.


Quanto às palavras-chave, insira-as naturalmente no artigo, onde fizerem sentido, não use-as de forma exagerada, nem repetitiva, pois os robôs do Google acham e acabam por não melhorar a sua performance.


Bem... o que podemos adiantar é que você vai descobrir de imediato que provavelmente não conseguirá inserir de forma “natural” todas as 100 palavras-chave em seu artigo. Mas isso não tem problema.


A última coisa que deve fazer é encher tudo de palavras-chave, porque você não está escrevendo esse artigo pensando somente em conseguir eficiência perante os motores de busca, mas principalmente para pessoas e se o conteúdo for de qualidade, estas pessoas buscarão mais conteúdos e acabarão por ser seus “seguidores”.


Como consequência, os motores de busca vão posicioná-lo bem, pois o texto contém as palavras-chave certas e o volume de visitações e “likes” que reforçam isso.

Antes de publicar seu artigo no site, tenha em mente mais algumas coisas:

  • Use URLs curtas – o Google prefere URLs curtas.

  • Inclua sua palavra-chave principal no título – ao incluir a palavra-chave principal em seu título, você terá mais chances de chegar a posições mais altas.

  • Inclua as três palavras-chave principais em suas meta tags – seja na title tag ou na meta description, inclua pelo menos três palavras-chave principais. Você não vai conseguir colocar muito em sua title tag, e isso não é problema, mas deve ser possível fazer isso em sua meta description (esta dica talvez você precise de ajuda do seu programador, caso não saiba como fazê-la, ok).

Existem muitas outras coisas que você pode fazer para otimizar seus artigos para SEO, mas o meu objetivo é simplificar isso.


Mais uma vez, se você seguir esses três passos, vai conseguir o crescimento que almeja.

Assim, por enquanto, vamos manter as coisas simples, e depois de atingir essa meta você pode experimentar coisas mais complicadas.

3º passo: Divulgando seu conteúdo


Escrever conteúdo é só a metade do trabalho. Mesmo que você inclua as palavras-chave certas em seu artigo, se você não divulgá-lo, é pouco provável que ele seja lido ou posicione nos rankings do Google.


Então, como garantir que seu conteúdo seja lido e posicione bem?


Em primeiro lugar, você precisa conseguir compartilhamentos sociais, e em segundo, é preciso conseguir backlinks.


Sim, os motores de busca não necessariamente colocam páginas em posições mais altas quando elas têm mais compartilhamentos no Facebook ou tweets. Porém, quanto mais pessoas virem a página, maior será a probabilidade de você conseguir backlinks e estes é que farão o seu conteúdo ser reconhecido.


Geralmente, quanto mais backlinks você tiver, mais alta será sua posição nos rankings (backlinks são links de outros locais que levam até o seu conteúdo... uma forma do google comprovar que seu conteúdo é bom é quando outras pessoas indicam ele para quem quiser saber mais, ok).

Conclusão

Sim, dá trabalho aumentar o número de visitantes em seu site. Mas depois disso, você vai gerar tráfego, e mais importante, potencialmente, mais vendas virão e de forma continua.


E então, pronto para aceitar o desafio?


Se sim, é só pôr a mão na massa...


Caso contrário, se tiver alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco através deste link.

Até +...

Equipe IndBras

7 visualizações0 comentário
bottom of page