• Nilton Matielli

Como definir o seu cliente alvo?

Por Nilton Matielli - Jun/20

Neste post explicaremos como pode ser elaborado o perfil do consumidor alvo de uma forma que já poderá ser feita assim que terminar a leitura.

Seja em estratégias de marketing para grandes corporações ou para clinicas medicas de um único médico, a definição de quem é o cliente alvo é fundamental para que a estratégia possa ser desenvolvida de maneira consistente e apresente resultados.


O que é o Cliente Alvo?

Bem, o cliente alvo é aquele consumidor que tem interesse e acesso à compra de seu produto. Não adianta nada uma pessoa ter o interesse por seus produtos ou serviços, mas não ter acesso a eles... Algo como: Gosto do estilo de vida de quem mora em Mônaco, porém, moro em Sorocaba e não tenho poder financeiro suficiente para ir morar em Mônaco. Então, quando for elaborar o cliente alvo, pense dessa forma: Pessoas com interesse e acesso aos seus produtos e serviços.

Como montar o Perfil do Cliente Alvo?

Temos duas formas de elaboração do perfil alvo. Estas maneiras são complementares, pois uma traz informações reais e demográficas da pessoa e outra traz informações psicográficas dele.Vamos a explicação:


  • Dados Demográficos: São informações técnicas que podem ser encontradas em sites de instituto de pesquisas do governo, como o IBGE ou o IPEA-DATA e SEADE. As informações conseguidas nestes institutos são quantitativas, ou seja, é possível calcular o potencial de vendas que este volume de pessoas trará para a sua empresa, mas isso falaremos em outro conteúdo. Aqui podemos achar a quantidade de pessoas mulheres na cidade de Sorocaba com idade entre 35 e 45 anos de idade, com renda acima de 5 salários mínimos e filhos em idade escolar.

Além dessas informações técnicas, quando você desenvolveu a sua especialidade, produto ou serviço, foi pensando em vender para alguém... Esta pessoa deve ser detalhada além dos dados dos institutos de pesquisas, ou seja, seguindo o exemplo acima, essa pessoa tem filhos e se são pequenos eles estudam. Essa mulher deve ser responsável pelas compras dos bens de consumo de seu filho e de seus materiais escolares.

Sabendo disto, já é possível começar a esboçar como se relacionar com este cliente alvo através de suas necessidades.

A segunda forma é a criação da PERSONA do seu cliente alvo.


  • A PERSONA é uma descrição detalhada de quem e o seu público alvo, porém, através de informações psicográficas que demonstrem o comportamento deste potencial cliente para que seja possível escrever artigos e postagens de interesse real para ele. Seguindo com o desenvolvimento da persona para o exemplo já citado, podemos detalhar que: Essa mulher se chama Daniela, seus filhos pequenos são bem ativos e interagem na escola de forma positiva e não causam problemas além dos usuais para as crianças em fase escolar. Como tem uma renda de mais de 5 salários mínimos, não tem grandes rendimentos e precisa trabalhar bastante para ter este rendimento, abdicando de sua qualidade de vida para priorizar o desenvolvimento de seus filhos. Ela é separada, então, tem um dia a dia bem corrido. Suas dores são: as preocupações com os filhos (educação deles na sociedade em que vivem, educação escolar, relacionamento entre eles saudável mesmo com verba limitada), suas economias (preocupações com a gestão do dinheiro duramente o mês e como fazer dinheiro extra quando possível).

Juntando os dois grupos de informações acima, você poderá desenvolver um raciocínio lógico (e também e matemático) onde os conteúdos que você vai trabalhar em suas comunicações digitais seja sempre interessante para o seu cliente alvo, pois saberá como conversar e mostrar conteúdos para ele que estejam alinhado com suas expectativas.

Pensando nos dados demográfico, como eles você poderá calcular o quanto poderá faturar vendendo para este cliente alvo em suas campanhas (sempre lembrando que é impossível converter 100% dos clientes potenciais em clientes ativos, então, determina-se uma meta para essas conversões).

Pois bem, sabendo destas informações, você já tem um mínimo de informações suficientes para desenvolver o perfil do cliente alvo de suas ações de comunicação digital e começar o desenvolvimento de seus conteúdos, porém, se quiser mais orientações, é só falar conosco.

Faça sua Avaliação Gratuita de Marketing Digital para sua empresa ou Clínica Médica em uma reunião de briefing com a Agencia IndBras... É só clicar aqui

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo