top of page
  • Foto do escritorNilton Matielli

12 ideias de marketing baratas que funcionam

Fonte: www.biz.me


Se você trabalhar com estratégia e bastante dedicação, você não precisa despejar um fluxo sem fim de dinheiro nas ações de comercialização de seus produtos e serviços e nem, no extremo oposto, precisa confiar apenas no marketing de mídia social quando trabalha com fundos limitados.

As ideias que respeitam o orçamento funcionam perfeitamente, especialmente quando você conhece seu cliente e a sua área de atuação, ou seja, está segmentando uma pequena base demográfica ou o perfil potencial de clientes locais.

Sabendo disso, vamos às ideias:

  1. Otimize seu site. Você não precisa de um especialista em SEO completo para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa. Pesquise palavras-chave associadas ao seu setor e negócios, atualize suas tags de título e meta descrições de acordo e mantenha o conteúdo concentrado e organizado.

  2. Crie um blog. Embora seja um investimento de tempo, vincular um blog ao site da sua empresa permite oferecer um conteúdo valioso aos clientes e potenciais clientes, além de fornecer uma maneira fácil de manter seu site atualizado.

  3. Comente outros blogs do seu setor. Permaneça atento, concentre-se no conteúdo que está comentando e ofereça algo de valor. Com essas três primeiras dicas, você aumenta a chance de os leitores clicarem no seu site ou blog e evitar serem considerados "spam", e ainda aumentara a possibilidade de novos clientes aparecerem.

  4. Ofereça postagens de convidados. Entre em contato com blogueiros que se enquadram no seu nicho e sugira postagens de convidados. Dirigir um negócio de design de interiores? Entre em contato com blogs de decoração para casa e lance uma ideia de postagem que você acha que funcionará para os leitores do site. Pedir a um blogueiro que poste como convidado em seu site também aumenta seu tráfego e adiciona complexidade e uma nova voz ao conteúdo que você está publicando.

  5. Responda às perguntas nos fóruns. Há um fórum para tudo, e eles oferecem às empresas uma ótima maneira de alcançar e criar seguidores. Uma oficina mecânica que atua em um fórum de conserto de carros e oferece conhecimentos especializados em questões menores tem a oportunidade de aumentar o tráfego para o site e as contas de mídia social, apenas por ser amigável, útil e evitar discursos de vendas.

  6. Vá à "velha escola" com comunicados de imprensa. Você tem um novo produto ou serviço sendo lançado? Faça um comunicado à imprensa e envie-o para as agências de notícias locais.

  7. Considere os cartões postais. Mais baratos do que as malas diretas, os cartões postais custam menos para enviar, menos para produzir e, se você direcionar sua lista de mala direta corretamente, receberá seu dinheiro de volta e mais.

  8. Crie campanhas promocionais com outras empresas locais. Identifique as empresas locais da sua região cujos produtos ou serviços andam de mãos dadas, mas que não competem com os seus. Juntos, desenvolvam uma campanha de marketing conjunta, compartilhando os custos e os benefícios.

  9. Faça amizade com jornalistas locais. Os anúncios de jornais e revistas ficam caros (mas temos uma dica sobre isto logo abaixo), no entanto os jornalistas locais estão constantemente procurando idéias de histórias interessantes de novos negócios ou novos produtos da cidade. Se você tem uma nova campanha, lançamento de produto ou está se formando como especialista em seu campo, entre em contato com repórteres e mostre suas idéias para histórias ou entrevistas.

  10. Tire proveito de testes e amostras grátis. Promova testes e amostras na loja e nos sites de mídia social da sua empresa para atrair clientes. Cupcake grátis na terça-feira em uma padaria ou uma foto de férias em família grátis no seu estúdio atrai pessoas e geralmente resulta em vendas adicionais.

  11. Procure anúncios com desconto. Alguns dias antes da publicação, apesar de poucos ainda restarem, as mídias impressas ainda tem força para determinados perfis de público. Revistas e jornais descartam espaço de anúncio não vendido, e num momento como o atual, estes espaços saem por uma fração do que já custaram. Aproveite o custo reduzido e mergulhe no marketing de impressão.

  12. Não se esqueça de classificados clássicos. Dependendo do tipo de empresa, colocar um anúncio na seção de classificados do jornal local ou em sites de classificados da sua cidade é uma solução de marketing barata e eficaz.

Agora uma dica final: você não precisa de um orçamento de marketing de uma empresa de porte nacional para divulgar seus negócios, produtos e serviços. Fiuque atento ao seu segmento de atuação, às necessidades de seus compradores e com o que pode vir a acontecer, tanto no segmento quanto com esses consumidores.

Aproveite as oportunidades econômicas, seja criativo e diversifique seus caminhos de marketing.

E caso tenha alguma dúvida sobre comunicação e estratégias para a sua empresa, fale com a gente... é só clicar aqui!

Até +...

Equipe IndBras

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page